sábado, 29 de agosto de 2009

Museu Nacional do Azulejo

Infelizmente, Portugal não tem um grande museu como os internacionalmente conhecidos Louvre, Prado ou National Gallery. De qualquer maneira, existem alguns espaços que merecem ser visitados, um deles é o Museu do Azulejo. A fachadas azulejadas das tradicionais casas portuguesas causam impacto positivos nos visitantes e conhecer um pouco mais a fundo a história dessa arquitetura peculiar pode ser bem interessante.


“O Museu Nacional do Azulejo é um dos mais importantes museus nacionais, pela sua colecção singular, o Azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor.” (http://mnazulejo.imc-ip.pt/pt-PT/museu/ContentList.aspx)

Positivo - Além das mostras, o prédio é ele próprio uma exposição permanente. Escadas, corredores, e um acolhedor restaurante todos ilustrados pelos tradicionais azulejos portugueses. Porém, o auge é a Igreja da Madre de Deus, em estilo rococó, cheia de detalhes dourados e com as paredes enfeitadas por azulejos.
.

Igreja da Madre de Deus

Restaurante


Negativo - Senti falta de um pouco mais de detalhamento histórico, as exposições são muita mais ilustrativas que informativas. O museu não fica na região central de Lisboa, apesar de ser de fácil acesso, o fato de estar um pouco fora do eixo turístico, pode se tornar um bocado contra-mão para quem tem pouco tempo para conhecer a cidade.

.
Corredores do museu




Obs: Aos domingos até as 14h a entrada é gratuita (como na maioria dos museus por aqui), a visita é rápida, não acredito que gatem mais de 2 horas.

Etiquetas: , ,

4 Comentários:

Às 1 de setembro de 2009 às 07:25 , Anonymous Anónimo disse...

Cris, gostei muito da sua idéia. Sendo Lisboa vc vai ter bastante o que falar, eu faria o mesmo se estivesse onde você está, mas mostraria coisas que me incomodaram qd estive aí sobre a má preservação do conteúdo histórico da cidade e q espero q tenha evoluído, faz taaaanto tempo isso...Enfim, super válida a iniciativa, abraços.

 
Às 1 de setembro de 2009 às 08:18 , Blogger Pedro Paulo Bastos disse...

Cris, também adorei a idéia. Sinto muita falta de blogs sobre cidades como o meu e como o seu, recém-saído do forno. Quase não se acha muito pela internet... espero que você traga aqui tudo sobre Odivelas!
beijos
ps: Só modifica a forma de comentário desse blog, hahah... Janela pop-up é BEEEM melhor e dá menos estresse na hora de enviar o comentário, rs.

 
Às 1 de setembro de 2009 às 11:46 , Blogger Cris Chagas disse...

Pedro:
comentarios - ok
sobe o blog, nao devo falar de odivelas, ainda que tenha resquícios históricos por aqui, não chega a ser interressante para ser visitado. Vou falar mesmo de turismo, mas vou tentar (tentar!) fugir do trivial.

Rosa: pretendo escolher um "tema" e por os pontos positivos e negativos. Infelizmente a má conservação ainda está presente em todo lado!:(

 
Às 5 de setembro de 2009 às 09:32 , Blogger Janete disse...

Cris,não posso deixar de ir ao museu dos azulejos na próxima vez que estiver aí.Sempre programo esta visita e nunca vou(talvez por estar um pouco fora do centro).
Estou gostando muito do novo blog.
beijos e sucesso.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial