sábado, 29 de agosto de 2009

Odivelas

Quando comprei minha nova máquina fotográfica, tive o impulso de sair por aí fotografando. Então pensei que seria legal dividir essas fotos e também algumas informações com outras pessoas, assim tive a ideia pra esse blog.

Pensei em alguns nomes até que me veio a mente “ide vê-las”. A inspiração surgiu da história de Odivelas, conselho onde vivo atualmente, localizado no destrito de Lisboa, e também da intenção de sugerir lugares que os leitores possam vir a conferir!

“A origem do nome Odivelas está, como o nome de tantas outras freguesias e concelhos de Portugal, envolto numa lenda que perdura pelos séculos.
A propósito do nome desta cidade, conta-se que D. Dinis tinha o hábito de deslocar-se à noite a Odivelas onde se encontrava regularmente com raparigas do seu agrado. Certa noite, sabendo a rainha do que se passava resolveu esperá-lo e quando o rei fazia o seu percurso para o encontro, a rainha interpelou-o e eis que proferiu as seguintes palavras:

"- Ide vê-las senhor....."

Afirma-se que de "Ide vê-las", por evolução, teria surgido o nome Odivelas.

Os filólogos dão porém, outra explicação: a palavra compõem-se de dois elementos: "Odi" e "Velas". A primeira é de origem árabe e significa "curso de água". A segunda é de origem latina e refere-se às velas dos moinhos de vento, que existiram nos outeiros próximos e dos quais podemos ainda ver vestígios. O curso de água ainda se mantém hoje.” (http://www.cm-odivelas.pt/Concelho/Historia/index.htm)



Costumo dizer que Odivelas está para Lisboa como a Tijuca está para a Zona Sul do Rio. Dadas as devidas diferenças, Odivelas é uma espécie de subúrbio com o metro a porta... Por outro lado, temos por aqui umas casinhas típicas portuguesa, que ainda hoje são comuns pros lados da Vila da Penha. Assim que puder, posto umas fotos delas.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial